04 outubro 2006

Remember when you were young, you shone like the sun.

Foi neste dia, 4 de Outubro, mas no ano de 1975 que o álbum "Wish You Were Here", dos Pink Floyd atingiu o número um dos álbuns mais vendidos no Reino Unido.
O álbum, para muitos o melhor da banda, contém várias faixas dedicadas inteiramente a Syd Barrett, anterior líder da banda, e que deixou o grupo pouco tempo depois do lançamento primeiro álbum dos Floyd, "A Piper at the Gates of Dawn."
A principal dessas faixas é "Shine on You Crazy Diamond", um brilhante peça partida em dois blocos, que inicia e termina o álbum. A faixa conta com a voz e letras de Roger Waters, a guitarra e os acordes inconfundíveis de David Gilmour e o órgão de Richard Wright.
As faixas "Welcome to the Machine" e "Have a Cigar" - esta interpreatada por Roy Harper - serão as menos conhecidas do álbum, não deixando, por isso, de ser belas peças de música à altura de qualquer outra coisa feita pelos Pink Floyd.
Mas, será sempre "Wish You Were Here" a canção mais reconhecida e cantada deste álbum. À partida uma balada, esta é uma faixa que retracta o desepero provocado pela ausência de Barrett, e pela sua lenta, mas eficaz, auto-destruição.
A ausência de Barrett marcou para sempre os membros da banda e Waters deixou-o sempre transparecer por via das suas letras. Alguns dos versos mais marcantes encontram-se em "Shine On..." e "Wish You Were Here."
Os membros dos Floyd nunca deixaram de lamentar o desaparecimento de Syd Barrett e "Wish You Were Here" é disso mesmo um evidente espelho.
"Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky."